Não é um adeus, é um até já!

Vai ser muito difícil esquecer o dia 28 de Abril de 2018... Foi o culminar de meses de trabalho, foi uma prova de superação pessoal, foi um misto de emoções ao longo daqueles 40kms que não consigo expressar por palavras! A verdade é que a prova ficou mesmo nos 40kms e ficaram 70kms por fazer!



Digo que será difícil esquecer porque a carga emocional era demasiado elevada, estive vários meses sem vontade para treinar após a desistência, prometi a mim mesmo que voltaria lá assim que possível para poder "matar" a prova  e foi preciso uma grande capacidade de superação e de motivação para que voltasse aos treinos regulares e com objetivos! Passei estes últimos meses de treinos a pensar no reencontro com a ilha da Madeira e como poderia abordar a preparação para a prova assim que concluísse o segundo objetivo do ano e a inscrição e compra de voos estavam já planeados... Mas por vezes somos surpreendidos pelas voltas que os nosso planos levam e no dia 16 de Outubro os meus levaram uma grande volta! 

Calendário do Campeonato Nacional de Ultra Trail

A divulgação das provas pertencentes aos Circuitos Nacionais de Trail e correspondentes Campeonatos Nacionais fez com que a próxima época (que inicia a 15 de Novembro) começasse a ser planeada (como sempre com o meu pai), sobressaindo os objetivos principais da época! Acontece que o Campeonato Nacional de Ultra Trail de 2019 será disputado num evento que me diz muito, o Estrela Grande Trail e como tal, quero apresentar-me na melhor forma nessa prova! A partir daqui construímos 3 pressupostos que me vão levar a uma conclusão final fácil de atingir:


  1. Só irei ao MIUT disputar a prova dos 115kms... É a prova que me diz mais, é uma autêntica prova de superação pessoal, como disse em cima e quando voltar ao evento, será para tentar "matar" os 115kms;
  2. O MIUT deixa marcas que não desaparecem em duas semanas... Quem já esteve presente e concluiu e mesmo quem fez "apenas" os primeiros 40kms da prova vai perceber este pressuposto com facilidade! A Ilha da Madeira é de longe a prova mais agressiva que fiz... Aquelas 3 subidas iniciais até aos 24.5kms deixam qualquer um de rastos e as descidas são igualmente agressivas... É impossível sair da ilha sem as respetivas marcas!
  3. Não se pode disputar o EGT e o MIUT, num espaço de duas semanas, querendo obter resultados de relevo em ambos, principalmente quando o principal é o segundo a ser disputado. 
A partir destes três pensamentos é fácil de perceber qual foi a decisão que eu e o meu pai tomámos... O meu regresso à Ilha da Madeira terá que ficar adiado para uma futura edição! Não foi uma decisão nada fácil, tive que mexer com tudo aquilo que tinha planeado mas em tudo na vida temos que definir prioridades e neste momento, o Estrela Grande Trail tem prioridade em relação ao MIUT! Sou um eterno apaixonado pela Serra da Estrela, já frequento os seus trilhos praticamente desde que me conheço, já fiz centenas de quilómetros por lá a acompanhar o meu pai e também já fiz centenas de quilómetros por lá, quer em competição quer em treino e o sentimento de satisfação é sempre o mesmo! O Campeonato Nacional vem apenas reforçar esta paixão e em 2019 se tudo correr bem, lá estarei na partida em Manteigas, a passar por baixo do pórtico da estrela e no final a parabenizar o Armando, o Pedro Trindade e o Natividade pelo maravilhoso evento que organizaram em conjunto com o resto da equipa! 

Mais uma vez digo, não foi fácil de tomar a decisão mas fico assim com uma oportunidade de me focar por completo no EGT... Que os deuses do Trail me ajudem a demonstrar que esta foi a decisão mais acertada! #vamoscomtudo

Comentários

  1. Vamos Tiago! Acho que fizeste muito bem!!
    O MIUT está para breve!! Como disseste vais lá “matar” e bem aqueles 115km de superação!! Abraço 💪🏽

    ResponderEliminar
  2. Compreendo a decisão! O MIUT pode bem esperar mais um ano. Olha, só por causa das coisas, em 2020 vou para a 6ª! :D Um abraço, muita força para o Zêzere, vou torcer por ti!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!