Lessons Learnt: Ultra Rain Jacket

Após o Ultra Trail do Sicó (Quando o equipamento ganha ao atleta) tive a perfeita noção que apesar de todo o equipamento que tinha, não estava de todo preparado para uma grande quantidade de chuva, para temperaturas negativas e acima de tudo, para as duas coisas juntas... Sabia que as temperaturas negativas, mesmo não tendo material poderiam ser suprimidas com uma maior quantidade de roupa. O que não estava preparado era para essa quantidade de roupa estar completamente molhada e o casaco que era suposto ser impermeável, estar completamente ensopado e molhar qualquer roupa que eu usasse por baixo.

Como qualquer pessoa que desiste numa prova tive que refletir sobre o que aconteceu e o que poderia fazer para que isto não se voltasse a repetir... A conclusão de que me falta de um casaco foi a primeira a surgir à cabeça! No posto de abastecimento onde fiquei, o João Martins (um dos valentes companheiros de equipa que está sempre pronto a acompanhar de fora as minhas aventuras) ainda me propôs continuar a prova com o casaco dele, um verdadeiro impermeável mas a cabeça já não estava na prova e nem fui capaz de ouvir o que ele disse... De qualquer maneira, obrigado, companheiro! 


Após uma conversa com o João percebi as características daquele impermeável: ser 10k a nivel da impermeabilidade e ser 10k também a nível da respirabilidade... Estas duas características combinadas são sempre sinónimo de qualidade, podendo ainda ser acrescentados outros pormenores bem importantes! A parte de ser 10k - impermeável - significa que aguenta 10000mm de água sobre ele sem deixar passar água para o interior; A parte de ser 10k - respirabilidade - significa que consegue passar 10000g de vapor de água de dentro do impermeável para fora, durante 24h. Estes não são os valores máximos, ambos podem chegar aos 20k, mas estes valores são mais encontrados para quem passa muito tempo na neve, sendo mais adequados a desportos de inverno do que propriamente ao trail running... Prova disso é que os impermeáveis aceites no UTMB (Ultra Trail do Mont Blanc), considerado a meca do Trail Mundial, têm que ter no mínimo 10k de impermeabilidade.


Após ter a perceção destes elementos fundamentais falei com quem nunca me falhou para tentar perceber que material seria mais adequado para mim. Na Wild deram-me vários modelos a escolher e ao fim de algum diálogo decidi-me por uma marca da qual já tenho uma boa referência, a WAA (já tenho a Ultra Carrier Shirt e é a minha eleição para provas até 30kms). Juntamente com a Wild certifiquei-me que este seria o melhor casaco para levar para as próximas ultras que têm impermeável com material obrigatório mas acima de tudo para levar para as próximas aventuras com chuva (este ano ainda só fiz uma prova onde não chovesse de todo)! Após um período de espera muito curto o casaco estava em casa e era altura de testar...



Ultra Rain Jacket guardado no bolso e pronto para armazenar na mochila



Tal como tinha dito esta marca para mim é sinal de confiança e com este impermeável a confiança foi redobrada. Assim que abri a embalagem vi mais um pormenor que era um porMaior... A leveza deste impermeável é inacreditável. Na mão percebe-se que é leve mas quando se veste percebe-se a real leveza do casaco! São 178g e além disso, o material é feito de maneira a que possa estar sempre justo ao corpo e não a ser mais uma preocupação. Além disto estas 178g podem ser arrumadas num dos bolsos do casaco, ficando com um tamanho muito reduzido que rapidamente se consegue colocar numa mochila! Passado esta primeira (ótima) impressão era altura de o levar para onde a magia acontece, a Serra e perceber a sua utilidade:


Nos primeiros dois treinos em que o levei para treinar, embora o tempo ameaçasse chuva acabou por não cair um pingo de água podendo apenas "opinar" em relação à leveza e à respirabilidade... A leveza pode-se descrever dizendo que mal o senti! O material ajusta-se completamente ao corpo (o que já era uma característica da ultra carrier shirt) e enquanto corria foi sempre uma ajuda e não mais uma preocupação. A respirabilidade foi sempre perto de perfeita... A humidade é normal com a utilização de um impermeável mas neste caso é algo reduzida que não chega a causar desconforto. Ao fim de 5h de treino a camisola que usava no interior estava húmida (o que já era natural após tanto tempo a correr) mas com uma troca de roupa (como acontece nas maiores ultras, este problema estaria resolvido! Resumindo, em relação à leveza e respirabilidade: 5*!
Ultra Rain Jacket

No terceiro treino fui finalmente brindado com chuva. Não numa intensidade que se comparasse sequer com o Sicó, mas que ainda deu para sentir as pernas a escorrer água. O treino era curto (1h) e servia apenas de recuperação ao treino longo e a meio do treino, sensivelmente, começou a chover até cerca dos 45min... Eu só me apercebi que estava a chover porque as pernas estavam molhadas... A partir do momento em que puxei o capuz e o ajustei à cabeça e lateralmente, não senti água nenhuma do tronco para cima. As pernas estavam molhadas mas do tronco para cima era como se tivesse acabado de começar o treino: Perfeito! Para perceber a impermeabilidade no final do treino tinha um "buff" a tapar as orelhas e estava completamente seco, nem húmido estava!

Tudo aquilo que eu esperava deste casaco, consegui obter 200% disso! Agora só me resta treinar porque com o MIUT à porta e com o material certo, só me falta mesmo a parte fundamental: correr! Muito obrigado Wild por todo o apoio que me têm dado!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!