2021/2022 - O início (3 provas em 7 dias)

 Nova época, novos hábitos, muitas mudanças! 

Não é novidade para ninguém que me afastei ligeiramente deste cantinho, foi aqui que deixei os meus maiores desabafos, foi aqui que vim encontrar forças para passar algumas das fases mais difíceis que vivi enquanto atleta e foi aqui que deixei um largo número de pessoas que gostavam de me acompanhar e a quem eu tinha muito gosto em agradecer... Não me esqueço da senhora em Arga a dizer que eu era o futuro e que lia o meu blogue, não me esqueço do senhor com quem me cruzei na última semana, no passeio marítimo e que disse "força caracol" e me fez um grande aceno. São momentos como este que nos trazem as boas recordações, que nos dão uma vontade enorme de regressar. 

Não quero fazer promessas bacocas que acabam por nunca se cumprir, não quero garantir que volto, quero só ter o meu tempo para voltar aqui, ao nosso cantinho, e escrever tudo o que me vai na alma, para que toda a gente possa acompanhar o que vou fazendo e partilhar algumas ideias, como sempre fiz nos meus "textos livres". Outra das minha promessas é não ligar a visualizações... Com o crescimento exponencial do blogue, acabei por ficar demasiado agarrado a isso, e queria sempre crescer mais e mais. Agora quero só escrever, deixar aqui aquilo que vou vivendo (e tenho vivido tanto ultimamente), e deixar aqui para minha memória futura. No momento em que escrevo, não sei se vou partilhar ou não os primeiros posts, mas o objetivo é pura e simplesmente escrever, deixar que os dedos vão dedilhando meras palavras e que tudo isto, no fim, faça sentido. 

Vamos então ao início da época... Apesar de ter tido uma época parca em provas em 2020, precisei de antecipar o meu regresso em 2021. Uma das provas que mais valorizo iria realizar-se no final de Setembro e, mesmo ainda não estando na minha melhor forma, queria já andar a ritmos altos. Assim, início de época antecipado e estava na hora de dar às sapatilhas, porque o tempo já não era muito. Um bom arranque, férias de verão pelo meio, mas mesmo assim a treinar bem e, quando voltei ao trabalho, notícias bombásticas. A vida ia levar uma volta de 180º e a explosão que se sentiu veio completamente do nada. Foram tempos algo atribulados a todos os níveis, não sabia muito bem o que esperar do futuro, a cabeça estava pouco assente na terra e, como sempre que a cabeça não está bem, os treinos acabam por refletir esses maus momentos. Alguns treinos foram saindo muito bem, mas a consistência não era a maior e inevitavelmente vinham dois ou três dias que acabavam com o que de bom vinha a ser feito. 

Mas como não há bem que sempre dure e mal que nunca se acabe, a vida começou a ganhar o tal rumo que me tinha sido anunciado em Agosto. Acelerei alguns assuntos que tinha pendentes e comecei a ganhar a minha tão necessária estabilidade. Para ajudar a este retomar de vida, alinharam-se de seguida 4 provas que assentavam que nem uma luva no período pós mudança e que seriam muito úteis na maneira como me poderia adaptar. Esse ciclo iniciar-se-ia na Corrida do Centenário, seguiria para o Corta Mato Militar, 4 dias depois, a Corrida do Tejo, 3 dias depois e, por fim, as Noites Quentes do Restelo, 3 dias após a penúltima prova. Neste momento, já se realizaram as três primeiras provas, ficando só a faltar a prova de Belém. 

Resumo "ainda mais resumido" das provas realizadas até ao momento: 

Corrida do Centenário - Primeira prova de 10kms com partida conjunta pós covid. As saudades que eu tinha disto. Saímos forte, numa descida que assim o exigia (a saída do estádio nacional) e destaca-se logo um grupo de 10 atletas em relação aos demais. A seguir à descida, viragem à direita nos semáforos, subida forte em direção a Caxias e respetiva descida até ao retorno. Após o retorno, subir e descer o contrário do que tínhamos feito, mais 4 quilómetros a direito entre os 5 e os 9kms e terminávamos na subida onde tínhamos iniciado a prova a descer. Fiz uma prova certinha, praticamente sempre sozinho e sem capacidade para agarrar o duo que passou por mim aos 7kms, numa fase em que já parecia correr para trás (fase que iniciou no final do 6º km, quando as pernas começaram a fraquejar). Faltava muito ritmo nas pernas mas, apesar de tudo, numa prova com um percurso tão difícil, feito praticamente sempre sozinho, fiquei honestamente satisfeito com o meu resultado. 

Tempo final: 00:35:28; Classificação:  10º Geral; 7ºSen


Corta Mato Militar - Regresso a um traçado que já conhecia, que já tinha completado três vezes, mas que desta vez teve o aperitivo de três dias de chuva forte nos dias que antecederam a competição. Com esses três dias de chuva acabei por optar por levar bicos pela primeira vez no percurso e, embora não tivesse sido uma má decisão, teria sido possível fazer a prova com sapatilhas de estrada, uma vez que o terreno foi "mexido" antes do evento e as principais poças estavam com um tamanho bastante reduzido. O percurso tinha três voltas e o principal adversário era um velho conhecido, o Marco Francisco, com quem já me cruzei em variadíssimas ocasiões. Cada um de nós sabia o que tinha que fazer e, quem soubesse jogar melhor, ganharia. Fiz uma primeira volta consistente e uma segunda volta a tentar gerir o avanço que ganhei no final da primeira volta. Quando fui apanhado no final da 2ª volta, em vez de conseguir novamente "arrancar" quando fosse necessário, fiquei completamente agarrado e não tive pernas para aguentar o ritmo imposto. A terceira volta foi sempre a tentar alcançar o Marco, mas não foi possível, fiquei-me pelo segundo lugar e correspondente apuramento para a próxima fase do Corta Mato Militar. 

Tempo final (9kms): 00:30:50; Classificação: 2º Geral; 1º do I Escalão


Corrida do Tejo - Prova onde acumularia as duas provas que já tinha feito nos 7 dias anteriores e que, se corresse bem, poderia conseguir aguentar ritmos mais fortes durante mais tempo, mas se corresse mal, poderia "rebentar" muito cedo e estar sempre fora da corrida. Num percurso com mais desnível positivo que negativo, mas muito mais "friendly" do que a corrida do centenário, fiz uma partida cautelosa no grupo da primeira mulher, Susana Francisco, onde segui até aos 2 kms. Durante o 2º km, na primeira subida do percurso, acabei por me destacar do grupo de forma mais declarada e, a partir daí, fiz uma prova em franca ascenção, ainda ultrapassei dois atletas e quase colei ao grupo da frente. Para quem tinha receio que fosse dar um estouro, a prova foi uma agradável surpresa e fiz mesmo o melhor resultado da época numa prova de 10kms, deixando o registo em 34:10.

Tempo final: 00:34:12; Classificação: 17º Geral; 12º Sen


Já só falta uma prova, 3000mts no local onde fiz o meu recorde aos 1500mts. Sendo o final da sequência, acabo por me encontrar como no fim de semana passado, sem saber como vai responder o corpo, mas vamos à luta! 

A época ainda agora está a começar, mas já estão aí à porta várias novidades... Vou contando tudo por aqui :)

Bons treinos a todos

Comentários

  1. Força para todos esses momentos que aí vêm. Obrigado pelos seus testemunhos. É um exemplo de frontalidade no atletismo (de tempos não, porque não o consigo acompanhar. Sou mais caracol e ando muito mais por estrada 😉).
    Se quiser, terei gosto em receber a sua visita no meu espaço:

    https://exgordoatualmaratonista.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!