Diário de Bordo - Agosto


Para registo: última prova feita com a camisola do Caracol Trail Team (Ilha das Flores)

Agosto 2023

Sempre fui fã de números. Desde início que, provavelmente por característica hereditária, sempre gostei de analisar os dados do que ia fazendo, acumulando ficheiros Excel com o que ia fazendo. Foi assim com os livros que lia, depois com as estatísticas do Basket, depois com os registos dos treinos e até um ficheiro com o registo de presenças em cada prova eu tinha. 

Nos últimos tempos, e com o advento das "redes sociais do atletismo", acabei por manter a análise de dados, mas agora com uma visualização mais gráfica e menos personalizada. 

De qualquer maneira, seja através da análise de números ou de gráficos as conclusões tiram-se muito rapidamente: 

Somatório dos piores 2 meses seguidos de 2022 (excepto Maio, em que não treinei por motivos profissionais): 45h
Somatório de Janeiro e Fevereiro: 47h
Somatório de Março e Abril: 41h
Somatório de Maio, Junho e Julho: 46h

É fácil perceber o que se passou: menos treino, menos qualidade nos poucos treinos, hábitos de vida que prejudicavam o pouco que se fazia e, acima de tudo, um stress diário que pouca (ou nenhuma) motivação dava para continuar com o que se tinha feito desde Setembro de 2015. 

A mudança

As causas estavam mais que identificadas, havia que mudar o que se podia. Gosto de tomar decisões com tempo e tentei que tudo fosse planeado antes dos vários recomeços que anunciei no instagram: o regresso ao Trail, o regresso ao Caracol Trail Team e, por fim, o regresso a este canto que, tal como no início (acreditam que o início foi em Setembro de 2015?), pretendo utilizar como um registo diário "público". Decisões tomadas, estava na altura de meter as pernas a mexer e regressar ao trabalho. 

Desde meados de Julho até Setembro, somei 16 + 23 horas, somei metros de desnível positivo como já não somava há anos, criei algumas rotinas (só cimentadas na última semana de Agosto). Essencialmente, criei condições para que, assim que fosse possível cumprir exatamente com o que estivesse planeado, o corpo e a cabeça já estivessem prontos para o receber. 


E agora... Setembro! O mês de todas as mudanças, o mês dos aniversários (blogue e início dos treinos das corridas) e, se tudo correr bem, o mês do início da época de 2024. Vamos por mais! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!