O regresso do Caracol Apressado (Respostas a perguntas do Instagram)

Foram vários os motivos que me fizeram abandonar este projeto que tanto trabalho me deu a levantar... Podia estar aqui a enumerar uma série deles, a "chorar" por tudo o que corria mal mas prefiro chamar-lhe uma má fase e passar à próxima página! Como diz o povo "não há mal que sempre dure (...)", e então, cá está o projeto novamente e vou-me dedicar tanto a ele como nos últimos tempos de blogue, tentando postar semanalmente e com algumas novidades.

Quando me decidi a regressar ao blogue, perguntei no meu Instagram algumas coisas que gostassem que eu falasse... Surgiram 4 questões e vou abordar aqui duas, deixando duas para futuros posts, mais longos que estas "respostas rápidas":

Futuras Provas: 

Tal como falei numa das minhas fotos, durante alguns tempos estive em dúvida se deveria mudar temporariamente de ares, ou por outras palavras, fazer uma preparação para uma Maratona de estrada e depois então voltar ao trail, ou se devia apostar forte novamente no trail, tendo que me preparar para um objetivo específico e dar o meu melhor (funciono muito melhor com um objetivo plenamente definido do que andar a treinar para "aquecer"). A decisão acabou por recair no trail! Tenho um amor a este desporto demasiado grande para pensar sequer em abandonar temporariamente e como tal, decidi apostar forte numa prova que já conheço muito bem, numa das minhas distâncias preferidas e com o intuito de me apresentar na linha de partida na máxima força possível... No dia 10 de Novembro lá estarei na linha de partida do Ultra Trail do Zêzere, final do Campeonato Nacional de Ultra Trail. Em relação a provas de preparação, ainda não pensei no caso, agora o foco está completamente em voltar a ganhar forma e prova disso é o facto de estar numa semana intensa de treinos e no sábado ir a Pombal fazer a Corrida do Bodo, 10kms em estrada só para ver como está a reagir o corpo à carga! De resto tenho planos de tentar a qualificação para a final da Taça Nacional de trail mas ainda tenho que olhar para o calendário com calma... Quando tiver novidades, aviso.
Além disso, tinha pensado em dedicar-me à maratona após o Zêzere mas entretanto lembrei-me que tenho uma dívida para pagar em Abril do ano que vem, lá para o meio do Atlântico e isso pode tornar inviável a realização da maratona... Tenho que ver se é possível coordenar os dois ou se tenho que voltar a adiar o plano da estrada! 

Preparação das Provas: 

O meu plano de treinos é elaborado pelo meu pai, praticamente tudo o que vai acontecendo é coordenado com ele para que os treinos possam ser adaptados à minha realidade, quer a nível de trabalho, quer a nível de treinos anteriores. As semanas que antecedem provas importantes, normalmente acabam por ser mais calmas e os "sensores" acabam por automaticamente detetar essa aproximação e o corpo vai pedindo mais cuidado com a alimentação, com a hidratação e com o descanso. A nível de alimentação normalmente passa por evitar molhos ou picantes dois dias antes da prova, para depois não sofrer no dia da prova; a nível da hidratação tenho preocupação em beber mais água do que o corpo pede (até ao dia da prova, onde se for de manhã, evito beber além do essencial para não ter paragens ao longo do percurso) e do descanso, onde me forço a deitar mais cedo, mesmo que não apeteça. Há quem utilize o método de treinar no dia antes de uma prova importante mas por norma não o utilizo, prefiro um descanso praticamente completo e depois chegar a 100% ao dia da prova. 


Estas foram as duas perguntas que me fizeram e que eram mais rápidas a responder.. Ficam a faltar "a vida de um atleta de trail" e "a minha alimentação". Vou aproveitar agora que estou de férias para me dedicar a estes temas e devem sair nas próximas três semanas, além do resumo da Corrida do Bodo. Boas corridas a todos! 

Comentários

  1. Ainda bem que estás de volta!

    ResponderEliminar
  2. Boa decisão, ainda bem que ponderaste! De resto, já sabes a minha opinião. Um abraço, venham esses posts!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei sim, Filipe, e foi das mais importantes para ter voltado a este meu cantinho! Um abraço e obrigado pela força e inspiração ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!