Diário de Bordo: 3 meses completos de treino!

Três meses completos se passaram desde o 26 de Agosto. Três meses com diferentes níveis de volume da carga, diferentes níveis de intensidade e diferentes condições de competição. 


Vitória no Trail do Zêzere. (Grande registo do Armindo Santos! Enorme! Muito obrigado)

É difícil escolher um ponto alto, ou melhor, seria fácil escolher o Trail do Zêzere, por toda a emoção que a prova teve, mas a verdade é que houve um enorme trabalho para chegar lá naquelas condições e esse foi, para mim, o ponto alto de tudo o que aconteceu até agora. Para ser mais específico, diria até que foi uma sequência de 3 sessões de treino que tão cedo não me vou esquecer: Séries (as mais difíceis até hoje) > Treino de ritmo > Rampas (com o desgaste das séries e do ritmo). Não foi o trabalho de cada uma das sessões que me fez escolher este como o ponto alto, mas sim o trabalho dos 3 em conjunto, com todo o desgaste posterior que elas causaram. A verdade é que é difícil atingir determinados patamares, quer eu, quer o meu pai sabemos que nem sempre vai dar, mas quando está a dar, parece que somos capazes de tudo neste mundo do desporto. 

A verdade é que nada disto foi "por acaso". O trabalho até ao momento estava todo a correr bem, tínhamos que dar um salto qualitativo e fui em busca das melhores possibilidades para me ajudar a alcançar esse salto. Falei com o João Barbosa (insta - @joaobarbosa_nutrition), falámos um bocadinho, alterámos muita coisa (mudei o pequeno almoço radicalmente, alterei componentes do almoço e jantar e acrescentei uma refeição ao dia) e os resultados foram praticamente imediatos. Perdi peso, perdi massa gorda, senti energia em todas as sessões de treino e, com todos estes elementos em sintonia fui capaz de fazer o ciclo mais duro até agora. Escusado será dizer que, além da alimentação e do treino, também o descanso fez parte (em maior escala que anteriormente) do progresso. Sempre fui rapaz de não dormir tanto quanto é "prescrito" para o ser humano normal, mas a verdade é que, quando aumentei as horas de sono, a recuperação foi também afetada pelo lado positivo. 


Registo do Trilho dos Neveiros


Com isto tudo, resta dizer que nem tudo são rosas, a última semana foi dura! A queda (a tal descida dos diabos aos 30km) no Zêzere deixou mais marcas do que as que tinha sentido na altura e foi uma semana a tentar recuperar o corpo. Felizmente tenho alguns dos melhores comigo, começámos todos a trabalhar no mesmo sentido e em "sintonia", mesmo sendo eu o único a contactar com toda a gente e a recuperação tem estado a acontecer e espero que no fim de semana já esteja a 100%, porque não quero deixar nada por fazer no Trail da Amizade.


Para culminar, alguns dados estatísticos, como tenho feito nos restantes diários de bordo:

  • 3 meses de volume de treino (horas de treino) só igualável nos primeiros 3 meses de 2019;
  • Aumento do desnível positivo em treino e em prova, que fazem deste mês o primeiro da época a chegar a níveis semelhantes aos praticados nos meses com menos de desnível de 2016/2017/2018 (tão bom é ter os registos de treino para consultar);
  • Duas provas no último mês, com um 6º lugar e uma vitória na geral;
  • Mês que caminhava para ser o mês com menos descansos (absolutos, porque correr também é descansar), mas que a queda do Zêzere acabou por abortar, passando a ser o mês com mais descansos (a quantidade não tem sido muita, é fácil bater este recorde, mas espero não o bater mais).
  • Continuação do plano feito no mês anterior, tendo já um Dezembro bem preenchido e uma prova mais para a frente na época onde quero muito voltar.

A todos vocês que se mantêm desse lado, o meu muito obrigado! Seguimos o trabalho!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!