Primeira paragem

GTSA Vertical

Distância: 4.07kms
Distância vertical: 760mts
Tempo: 00:39:35
Classificação Geral: 12° Classificado
Classificação Escalão: 1° Classificado Sub23M

O dia do lançamento do meu novo projeto iniciou-se logo com uma longa viagem com destino aquela que é considerada como "a prova" do calendário de trail running de Portugal... O Grande Trail Serra d'Arga.

Durante o fim de semana decorrem várias provas, desde um km vertical (5 caracóis disseram presente) até ao "main event", o ultra trail de 53kms (onde estarão presentes 7 caracóis).

Na sexta feira à noite chegámos ao nosso centro de estágio, só tivemos tempo de pendurar a nossa bandeira e ir descansar para a primeira parte do fim de semana, o km vertical. 


Acordamos de manhã com um nevoeiro e um friozinho que já chegava bem para arrepiar, após um pequeno almoço "familiar" a comitiva caracol seguiu para o levantamento de dorsais. Tempo para pôr a conversa em dia com alguns campeões e campeãs, foto da praxe e siga para a partida. 


Assim que chegamos ao local, após uma viagem curta e rápida (estivemos quase a contratar o motorista do autocarro para o caracol, mas a câmara de Ponte de Lima tem mais recursos para atrair estas peças fundamentais de qualquer equipa), fomos ver como era o início do percurso e por curiosidade era sempre, mas mesmo sempre a subir, e a inclinação variava entre subir muito ou mesmo muito. Mais umas conversas e finalmente hora da partida. 

Saí como sempre com o meu mano mais velho no grupo da frente, mas vimos logo que o ritmo ia muito alto então metemos o nosso ritmo. Desta vez, e por andarmos a treinar de maneira diferente, os ritmos eram diferentes, ele conseguiu pôr uma passada em que quase não precisava de pôr a passo (excepto naquelas que eram mesmo muito a subir) e eu limitava-me a gerir a prova, tentando ter uma passada larga que compensasse as fases em que não corria. Esta diferença de andamentos criou logo uma distância entre os dois e assim que entramos na terra batida (750mts) deixei de ter ideias de o seguir. 

Daí para a frente ia-o vendo a fazer a prova de trás para a frente (como era sempre a subir dava para ir acompanhando a prova), e eu ganhei um lugar inicialmente que depois viria a perder, sendo que ainda perdi mais dois lugares. De qualquer maneira, para os treinos que tinha senti-me muito bem, consegui correr em alturas que pensei já não ter força e no final um 12° lugar na geral e um 1° classificado no escalão de sub 23, deixaram a clara ideia que as ideias que tenho para mim, podem vir a ser uma realidade no espaço de um ano. 

Após a prova, voltamos para o nosso centro de estágio, para poder fazer a nossa recuperação muscular, na água da piscina que não estava fria, estava gelada!


O que vale é que a comitiva é muito grande e após esta recuperação chegámos à mesa e o almoço já estava feito e na mesa, pelo grande João Martins e pelo filho e restante comitiva que não os atletas, vocês não são grandes, são enormes!



Agora falta a segunda parte do fim de semana, o ultra trail... O desconhecimento do percurso é quase geral, tentamos perceber como é a prova ao longo dos treinos, com o pessoal que já esteve presente, mas da boca deles só sai um "vão adorar aquilo", "no dia a seguir não se podem mexer", "o ambiente que se vive é único", "quando chegarem aquela última descida para a meta é que vão ver"... As expectativas são grandes, não estamos na forma em que estávamos por exemplo na altura do Ultra Trail do Piodão, mas desde que se tenha juízo, tudo corre bem. Na cabeça tenho ainda o Ultra Trail Noturno da Lagoa de Óbidos em que aos 2kms ia um grupo de 20 elementos a comandar a prova, sem qualquer controlo no ritmo, era deixar ir (tentava não olhar para o relógio porque ir abaixo dos 4min/km era de malucos)... Nesta prova é capaz de ser melhor não me lançar logo às feras e tentar fazer a prova o máximo possível de trás para a frente! De qualquer maneira torna-se um bocado impossível prever como vai ser a prova, 53kms dão para morrer e renascer algumas vezes, vai ser um bom teste à máquina.

Boa sorte a todos os atletas, vou dando novidades minhas e da restante comitiva!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!