Trail do Lapedo 2015

Trail do Lapedo (Prova a contar para o circuito do calcário)
12/09/2015
Distância: 20kms
Tempo: 01:49:06

À partida para esta prova sabia que se o Caracol Trail Team ficasse nos dois primeiros lugares coletivamente, garantiamos a vitória no Circuito do Calcário 2015, objetivo lançado por brincadeira no início de época e que se foi tornando muito sério com o decorrer desta.

Com isto em mente, sabia que tinha que dar o máximo para poder contribuir para a classificação da equipa. Individualmente pouco importava uma vez que é praticamente impossível atingir o top3.

A saída era feita num parque de merendas junto ao rio, um lugar agradável que permitia aos acompanhantes terem que fazer, enquanto esperavam por nós e permitia verem os atletas ao km 5, aquando da nossa passagem pelo local. Saí forte, junto daqueles que por norma saem comigo, com mais um ou dois elementos. Logo na primeira mini rampa dão um esticão na frente, consigo aguentar perto do grupo e perco apenas 20mts para eles. No topo da rampa, primeiro problema, mudança de direção mal marcada e eu sou o que mais beneficio, recupero esses 20mts e estou novamente na frente. O que se seguia era uma zona de constante sobe e desce, sem grandes inclinações e consegui manter-me integrado no grupo. Quando estávamos a chegar novamente ao ponto de partida, o segundo problema... Um rapaz estava na zona por onde iríamos terminar a prova e em vez de nos mandar fletir para o parque, chamou-nos. Como havia elementos no grupo que sabiam que era para o parque, parámos e esperámos que elementos da organização que estavam no parque dissessem qual o caminho. Após um minuto a aguardar lá percebemos que era para o parque e seguimos. Mais sobe e desce e perdi o contacto com o grupo da frente, eles iam muito fortes e eu decidi, pelo treino menos intenso que tinha até à data, que iria abrandar e pôr o meu ritmo. Sigo para o primeiro abastecimento, não paro (os benefícios dos flasks) e passados 750mts deste, vejo atletas, incluindo um da minha equipa a vir em contra mão... Tentei explicar o caminho correto (não é fácil quando a prova anda constantemente aos "s") e voltei à minha prova... Passado 1km, novo "s" e vejo na frente da corrida atletas que sabia que não podiam ir à minha frente. A partir desse momento decidi que iria aproveitar para fazer um treino rápido porque a prova estava completamente sem controlo.
Continuo no meu ritmo, e começo a voltar ao lugar em que estava, até que perto dos 14/15kms nos deparamos com um cruzamento de 3 caminhos (um para cada e lado e um em frente), havendo uma única fita no caminho do meio e ao longo desse caminho não existiam mais fitas, sendo que no cruzamento não se fitas em quaisquer dos dois caminhos alternativos... A partir daí foi desistir completamente da prova, tentar perceber onde é a meta e ir para lá, só que entretanto percebemos que o caminho do meio era uma volta maior em relação ao caminho da direita (caminho originalmente pensado para a prova)... Quando voltamos a ver fitas foi voltar a correr, e ir até à meta, sabendo que teríamos mais kms que os restantes! Quando chegamos estava o "caldo entornado". Tudo ralhava e ninguém conseguia compreender o que se tinha passado. Os da frente (3 primeiros) tinham 19.5kms no gps, aparentemente o percurso correto, eu tinha 20.5 e o Nélio(4º classificado) tinha 21.5. Estavam na meta atletas que não tinham  passado por mim, simplesmente na dúvida do cruzamento viraram à direita (tendo encontrado fitas mais de 300mts depois) e passaram o nosso grupo sem nos termos apercebido. As classificações eram uma incógnita  e quando saíram foi começar a fazer contas para as equipas, 10 (eu)+11 (marco lopes)+12 (mano mais velho)= 33 pontos... Estava feito, a vitória era nossa e finalmente o caneco vinha para os caracóis!

Apesar de todos os problemas relativos à organização, que apesar de serem de lamentar, podem acontecer a qualquer um, a prova foi realizada num sítio agradável e com um bom convívio no final. Além das marcações há um aspeto que poderia melhorar e beneficiava toda a prova... Se a entrega de dorsais e a partida fossem no mesmo local, facilitaria de sobremaneira a vida dos atletas não se tendo que andar a deslocar 1km entre estas... Fica a recomendação!

Parabéns a todos pelas prestações alcançadas!  Ficam 4 fotos do evento, tiradas pela CaracolTV:






Comentários

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!