Rise and shine! (Levanta-te e brilha!)

Levanta-te e brilha!

São 6 da manhã e ainda mal acordas-te!
O teu treinador já está a pé à uma a preparar a tua sessão de treino! Levantas-te com calma e vais cumprindo os rituais... Enquanto isso, o teu treinador já passou um fim de semana a planear os teus treinos e a planear de que forma estarás a correr no teu melhor daqui a seis meses!

Tomas o pequeno-almoço, pensas na tua sessão de treino, sabes o que te espera e nada vai mudar isso! O teu treinador neste momento está apenas a aguardar ansiosamente os resultados do treino... Se aquela série que te mandou e que ele não tinha a certeza que cumprias, vai mesmo resultar, se o ritmo que ele sabia ser muito complicado, vai ser cumprido, e a maneira como isso poderá alterar todo o planeamento feito no início da época... Repito, tu estás apenas a tomar o pequeno almoço e a pensar em cumprir, enquanto alguém está a fazer o trabalho todo por ti!

Sai lá para fora e brilha!

Neste momento são 9 da manhã, estás a preparar o treino, equipas-te, vês o treino uma última vez e começas a treinar! Toda a gente lá fora está a pensar que és maluco, que não tens noção que o nível é muito alto e que nunca mais lá chegarás, mas tu e o teu treinador sabem perfeitamente que é possível! É para isso que planeiam os dias, que falam, que tornam a rotina num ritual meticuloso! Sais lá para fora a olhar para esses que duvidam com o queixo bem erguido com a certeza que vais lá chegar... E quando começar a doer, lembras-te da conversa que tiveste com o treinador de qual o objetivo a atingir e a maneira de chegar lá!

Mais uma vez o treino está completo! As dores são mais que muitas, por breves momentos pensaste que não ia dar, que era muito difícil e mais uma vez o que fazes? Falas/ligas para o teu treinador... Ele para tudo o que está a fazer, ouve-te, tranquiliza-te, volta a focar-te no objetivo e após essa conversa estás com o espírito renovado, pronto para outra sessão de treino!

Foca-te e brilha!

E quando nem com uma conversa o foco volta a ti? Não te preocupes, o teu treinador não te vai abandonar, estará lá sempre pronto para te ouvir e para te demonstrar que não importa o que aconteça vais ter sempre um amortecimento para a tua queda! E todos, como atletas, já passaram por esta fase... O Mundo está a desabar debaixo dos nossos pés, mas algures vindo do nada, o nosso treinador vem ter uma conversa super pacífica, terra a terra e traz-nos de volta à nossa vida e consequentemente ao nosso objetivo!

Ouve, aplica e brilha!

Mais uma vez, estás no trilho certo, ainda hoje ou amanhã vai haver nova sessão de treino, e tudo o que fizeres hoje vai afetar o teu rendimento! Não te esqueças daqueles conselhos que ouviste na parte final da conversa mas que são tão importantes como os primeiros... Come bem, descansa, o corpo tem que recuperar para a carga que aí vem!

Chegou o dia, chegou o teu dia, brilha!

Finalmente chega o dia que têm vindo a preparar há seis meses, tudo o que fizeram resume-se aquele dia e não queres por nada deste Mundo falhar com o plano traçado! Mais uma vez, ele levanta-se muito primeiro que tu... Se te custou a dormir, ele não pregou olho a noite toda, tudo o que conseguia fazer era pensar nos abastecimentos onde te iria ver e em que lugar estarias na classificação geral! Minutos antes da prova, lá está ele, cara a cara contigo a dizer: "Tem calma, estás preparado, vai tudo correr bem!". E lá vais tu, com a confiança que ganhas ao ouvir estas palavras, pronto para tudo o que possa vir!

Em cada abastecimento que passas, ouves o feedback... Aliás, a única coisa que ouves é mesmo a voz dele, tudo o que disser pode ser importante para o desfecho da prova! E quando estás prestes a atingir o objetivo e estás a sentir que aquele foi mesmo o teu dia? Ele está na meta sem saber se levaste com o homem da marreta ou se estás prestes a chegar... Depois entras na reta da meta e tudo o que vês é a cara de felicidade espelhada no rosto dele! Corres ainda mais rápido porque queres festejar com ele tudo o que conquistaram naquele dia! No fim, sai um abraço apertado, daqueles que sentimos ser não de um treinador, mas de um dos nossos melhores amigos!

Porque no fim de contas, não temos um treinador, temos um amigo com quem partilhamos os objetivos e com quem trabalhamos para os concretizar! Posso dizer que tenho o prazer de continuar a ter como bons amigos alguns dos meus antigos treinadores e que lhes estarei eternamente grato por tudo o que fizeram por mim! E por fim, agradecer ao meu atual treinador, ao meu melhor amigo, ao meu pai por continuar a acreditar em mim em todos os momentos da minha vida, obrigado por tudo!

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!