Porque ela também sofre... E de que maneira!

Desde que me conheço que a minha família segue junta para grande parte das aventuras desportivas a que nos propomos... Já são muitos anos a viajar juntos, a acompanhar provas juntos, a sofrer juntos e a festejar juntos! Era assim nas maratonas de montanha em que acompanhámos o meu pai, era assim nas maratonas de estrada em que acompanhámos o meu pai, era assim nos primeiros trails que ocorreram em Portugal em que o meu pai participava, era assim nos trails a partir do Ultra Trail de São Mamede de 2014 em que eu e o meu pai participámos juntos, é assim agora nos últimos trails em que eu participo sozinho e o meu pai assumiu o meu lugar de quando era mais novo! 

Momentos antes da partida do Estrela Grande Trail, às 6h da manhã... Sempre presente!

Se da parte desportiva já todos vocês ouviram falar, existe alguém de quem raramente se fala mas que é alguém muito, muito importante:

- É alguém que desde que a conheço, sempre esteve habituada a ter o marido a sair horas a fio para ir treinar, esperando que ele voltasse em condições;

- É alguém que ao longo dos tempos se habituou a abrir mão não apenas do marido, mas também do filho, para que estes pudessem ir treinar, mesmo sabendo a quantidade de vezes em que ambos se colocaram em situações de cansaço extremo e chegaram a casa em "más" condições;

Após 18H nos meus primeiros 100kms, feitos integralmente com o meu pai... Sempre presente!

- É alguém que está habituada a que ambos cheguem a casa completamente estafados e se disponibiliza para lhes lavar a roupa quer esta tenha terra, lama, pó ou outra característica qualquer do terreno;

- É alguém que se habituou com os tempos que um par de sapatilhas, por vezes, ganha mais importância que outros luxos mas não deixa de apresentar um sorriso porque afinal de contas, eles estão felizes;

- É alguém que se habituou a ver os filhos saírem de casa mas não deixa nunca de tentar marcar momentos familiares, ainda que sejam em provas para que aquilo que nos une seja sempre mais forte que aquilo que nos separa;

- É alguém que mesmo não tendo uma influência direta numa prova, tem sempre um carinho para dar, tem sempre a pergunta "estás bem?" para fazer, tem sempre um olhar atento sobre todos os pormenores para tentar perceber qual o nosso estado;

- É alguém que mesmo não tendo uma influência direta numa prova, faz questão de estar sempre presente e que se preocupa no final para saber se é preciso alguma coisa;

Durante 24H a correr num percurso de 2kms... Sempre presente!

- É alguém que tem a preocupação de avisar todos os que connosco se preocupam como está a correr a prova e quais são as perspetivas;

- É alguém que mesmo nunca tendo praticado este desporto, sente as nossas conquistas como ninguém, percebe os nossos objetivos e faz tudo o que estiver ao seu alcance para que os consigamos alcançar;

- É alguém que se disponibiliza a fazer sacrifícios pessoais em nome de uma família para que todos juntos e unidos, possamos mostrar o que é uma família! 

Porque hoje é o teu dia e também mereces os nossos mimos... Parabéns, mãe! Estamos longe mas no fim de semana já estamos juntos de novo! Espero que estejas a ter um ótimo dia!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!