Review: Colete Evadict (5L)

Recomeçar a fazer Trail trouxe-me um problema… O meu velhinho colete da Salomon já não estava próprio para consumo, as temperaturas estavam demasiado altas e não queria fazer um grande investimento para recomeçar a treinar. Se as sapatilhas eram fundamentais (e aí a principal escolha recaiu nas Nike Zegama), o colete ainda não justificava um grande investimento, até porque queria manter o budget de reingresso baixo e ir adquirindo aquilo que precisasse, e foi assim que iniciei a minha buscar por um colete que me pudesse acompanhar nos longos e nas provas.

1ª utilização do colete em prova

A minha experiência em coletes não era muito grande… Tive um Ultimate Direction (dos primeiros que apareceram, o “Scott Jurek”), que ainda vinha com bidons na frente (tive que comprar os flasks à parte), depois tive uma Instinct, uma marca francesa que me acompanhou durante algum tempo e, por fim, na preparação para o MIUT arranjei o Colete da Salomon que, embora tenha sido o que gerou mais “desconfiança” por não ter bolsos, foi também o mais confortável que utilizei… Tudo nele parecia ergonómico e a utilização de fechos ou velcros era absolutamente desnecessária. 

Quando procurei um novo colete surgiram-me várias soluções, mas todas tinham um denominador comum: preços altos. Tudo o que custava menos de 90€, parecia demasiado “arriscado” e pagar menos para depois ter que pagar por um colete realmente bom não era uma solução que me seduzisse. Pior, nenhum solução me permitia “mexer” no colete e perceber qual a qualidade do material. Restava-me tentar encontrar uma solução numa loja que eu pudesse visitar, tudo uma semana antes do Sintra Trail Extreme, porque não queria levar para a prova algo que ainda não tivesse experimentado. Fui visitando as Decathlon por onde ia passando (desculpem a publicidade, que ainda por cima não é paga, mas queria enquadrar o porquê de ter optado por este) e acabou por ser perto de casa que encontrei este Evadict 5L. 

E os meus receios em relação a testar um colete que não conhecia confirmaram-se antes mesmo da compra. Estavam disponíveis os XS/S e M/L. Peguei logo no XS/S porque tudo o que visto em termos de desporto é S. Se só a experimentar na loja apertava demais, imaginem num trail. O S estava fora de questão! Experimentei o M/L e já estava confortável. Tentei perceber o funcionamento do colete e, provavelmente, sem ser uma grande coincidência, o funcionamento era praticamente igual ao da Salomon, com duas ou três diferenças mínimas e uma grande diferença: As mínimas eram um bolso num dos flasks, com fecho, os dois bolsos em baixo do bolso dos flasks com Velcro e um bolso dentro do compartimento grande para guardar o telemóvel; Já a grande era mesmo o preço: 40€. As pequenas diferenças não eram suficientes para compensar a grande diferença de preço para a Salomon, então acabei por decidir trazer e ir testando, assim também podia dar uma ajuda aqui a quem estivesse interessado em comprar.

Até agora, ao todo, usei em 3 treinos longos (Serra de Sintra e Serra D'Aire) e numa prova (Sintra). Quando o comprei tinha algumas dúvidas: 
(1) Dariam os flasks da Salomon (tenho 4 do antigo colete) para usar naquele colete? 
(2) O material que levaria no maior compartimento ficaria compacto e não mexia ou perdia o ajuste se estivesse cheio? 
(3) Os velcros acrescentariam segurança "psicológica" (depois da experiência da Salomon)?

Ponto por ponto: 
(1) A resposta honesta é não. Usei-os até há dois fins de semana, usei-os inclusivamente na prova, mas a verdade é que eles não foram feitos para aqueles bolsos. Se estiverem completamente cheios acabam por estar demasiado fora do bolso e saltam para fora. Se tem solução? Claro. Beber quase metade e encaixar bem o bebedouro do flask na parte superior do bolso (o truque para aqueles bolsos é o elástico superior que tem que passar por cima do flask). Portanto, para quem quer utilizar esse tipo de flasks, tem que os usar a 3/4 da capacidade porque, caso contrário, eles saltam. Depois da solução dos da Salomon, surgiram duas opções: experimentar os meus velhinhos Hydrapack (os que comprei para a Ultimate Direction) ou comprar mesmo os Decathlon e testar no colete o que, em princípio, seria sempre a solução vencedora. Como ia treinar a Torres Novas e tinha lá os meus flasks antigos, decidi-me por essa solução e, quando voltasse a Sintra, compraria os flasks decathlon e ficava com a experiência completa. Veredicto: Servem os dois, perfeitamente. Como são mais baixos, o elástico fica sempre por cima da tampa e eles vão justos. Testado e aprovado. 

(2) Esta seria a parte mais difícil de testar, até porque com calor não apetece encher um compartimento com muita coisa mas, na véspera da prova do Sintra Trail Extreme, a organização decidiu colocar o impermeável como obrigatório, o que, a somar à manta e ao telemóvel, já dava um bom volume. Como levei o telemóvel antigo da Inês, estava preocupado para não o perder e, por várias vezes, fui lá com mão, para garantir que estava. A verdade é que não se sente nada, exatamente como no Salomon. Aqueles 3 apertos à frente fazem com que o colete ande sempre justo ao corpo e não é por estar muito carregado que ele se "desajusta". Testado e aprovado com distinção.

(3) Este foi o dado sobre o qual tinha mais curiosidade porque parece que tinha sido idealizado para responder aos problemas que coloquei quando fiz a review do colete da Salomon. E a verdade é que a pessoa até se esquece que tem lá coisas importantes, porque o velcro dá outra segurança. No caso dos treinos longos, a chave do carro costuma ser o "artigo" mais importante que costumo levar. Meto na bolsa dos velcros e não me lembro mais dela. Como são dois bolsos, o segundo costuma servir como "lixo" dos géis que vou consumindo. Para terminar de falar de bolsos, não esquecer o fecho que está na frente do bolso do flask. Como agora a Gold Nutrition tem os géis mais adaptados aos diferentes momentos de prova, acabo por fazer o planeamento de quais e onde usar e coloco-os por ordem no bolso e isso facilita muito a gestão da prova. 

Círculos esquerda e direita - Bolsos dos velcros

Respondidas as 3 principais questões que tinha em relação à compra do colete, restam fazer 2 comentários em relação a outros assuntos que me fui apercebendo:

 - Os 3 fechos do colete, na frente, são úteis, mas falta aquele ajuste para os poder subir e descer; Quando fazemos ultras, a dimensão do peito vai variando com o evoluir da prova. Sempre usei os ajustes laterais para que o colete ficasse sempre confortável. No caso deste, mesmo ainda não tendo feito ultras, ter que ajustar os fechos pelo ajuste de correr não me parece tão confortável.
 - A mochila é muito ergonómica, ajusta-se muito bem, mas a verdade é que não tem o conforto "premium" de outras marcas. O bolso dos géis (por mim assim batizado), não oferece um ajuste assim tão perfeito, os géis acabam por balançar um pouco lá dentro, mas passado pouco tempo acabamos por nos habituar ao som.

Círculo superior - Bolso dos géis; Círculo inferior - Fecho de correr

Em jeito de conclusão, os pontos positivos foram surpreendentemente superados e, os pequenos defeitos que lhe tenho a apontar, para quem anda em modo de desfrutar do trail, não justificam a diferença de preço. No meu caso, vai servir perfeitamente para estes primeiros tempos e, quando sentir necessidade, arrisco num upgrade que me possa trazer alguns benefícios (sem dúvida que em ultra trails a ergonomia acaba por ganhar uma maior importância em relação aos trails curtos). 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!