Não tive tempo para treinar... E agora?

Vou começar este post com a resposta à pergunta do título e ao longo das linhas abaixo vou explicando o porquê! A resposta é muito simples... Liga ao teu treinador! Só ele te poderá ajudar! 

O mês de Setembro foi um dos mais complicados a nível profissional... Vários foram os dias em que me vi forçado ou a levantar de madrugada ou a treinar já após o jantar, praticamente à minha hora normal de deitar. Ainda assim, também tive dias em que mesmo tendo algum tempo logo após o jantar não treinei e foi o melhor que podia ter feito! O que se segue são algumas das regras que em conjunto com o meu pai vou aplicando no dia a dia... Já disse isto noutros posts e volto a dizer: isto é apenas o meu método pessoal, não tem que, nem deve ser aplicado a outras pessoas! Toda a gente deve ter um acompanhamento personalizado e juntamente com quem vos treina devem tomar as melhores decisões para vocês! 


  • 1ª Regra: Vale mais um treino curto que um não treino!

Esta é uma das regras que aplico há mais tempo. Todos temos aquele dia em que o trabalho se foi arrastando até mais tarde e estamos mesmo perto do nosso limite de tempo, temos apenas disponibilidade para fazer meia hora em vez da hora planeada: Vão! Por muito curto que seja o treino, é muito melhor o corpo sentir que saiu para treinar do que assimilar como um dia de descanso. Também para a mente isto é importante... Enquanto saímos para treinar, estamos a dizer à nossa cabeça que mesmo num dia "complicado", o treino está sempre presente. Esta ação repetida várias vezes vai transmitir ao corpo que o treino é parte fundamental do dia e que não importa as dificuldades, vamos sempre calçar as sapatilhas e sair para treinar. 


  • 2ª Regra: Não importa se o sol ainda não nasceu ou se o sol já se pôs, um treino é um treino!
Ao contrário da 1ª regra, esta é mais recente. Não gosto de correr sem luz, prefiro um sol abrasador que dá a sensação que não temos mais forças para dar um passo do que treinar a uma temperatura ideal à noite. Ainda assim, tenho a noção que para um treino ser efetivo, devemos proporcionar ao corpo as condições ideais para o realizar, ou pelo menos o mais perto disso! Várias são as situações em que de manhã não comemos o suficiente para treinar, em que à tarde estava muito calor e ao fim do dia já devíamos ter comido e não o fizemos... Na minha opinião, é preferível não arriscar e adiar o treino para a noite, depois da digestão do jantar e cumprir o treino exatamente como planeado! Também pode acontecer terem trabalho até 1h antes do jantar (já planeado, ou no caso da minha organização, com um horário diário que tem que ser cumprido) o que inviabilizava o treino previsto superior a uma hora... Mais uma vez podemos optar por adiar o treino para depois do jantar e realizar o treino nas melhores condições. Também pode acontecer terem um dia com a agenda completamente preenchida: reuniões todo o dia, ir buscar os miúdos ao fim do dia, levá-los às atividades e no fim do jantar ajudar a fazer os trabalhos de casa! É facilmente percetível que todos estes momentos são importantes e que em nenhum momento conseguimos encaixar o treino... Quando já está previsto, temos sempre a hipótese de enquanto o resto da família vai dormindo, nós levantamo-nos da cama mais cedo e vamos cumprir com os planos, começando depois a vida agitada que temos previsto! Qualquer uma destas ações é ótima para o corpo porque tal como na primeira regra, dizemos-lhe que vamos sempre sair para treinar e que o descanso só é feito quando está previsto mas ainda mais para a cabeça: quando saímos de manhã, damos indicação ao cérebro que o primeiro objetivo do dia está cumprido e ganhamos motivação para continuar a fazê-lo no resto do dia; quando treinamos à noite, damos indicação ao cérebro que não nos deitamos enquanto não tivermos todos os objetivos do dia cumprido e acordamos no dia seguinte com a vontade de voltar a cumprir com todo o planeamento, tal como no dia anterior. 

  • 3ª Regra: Não dá, não esforça!
Esta regra vai contra tudo o que disse nas duas regras anteriores! Honestamente, esta foi a regra que apliquei mais tarde... É preciso já ter um corpo e uma mente muito regradas, ter uma confiança imensa com o treinador e ter um foco completo nos objetivos para poder tomar esta decisão! Neste caso vou falar mais pessoalmente do que generalizando porque esta é a regra mais crítica. Durante este mês agitado a nível profissional, a carga física foi monstruosa, foram dias e noites inteiros sobre as pernas, foram várias noites com poucas horas de sono, o corpo esteve sempre em aceleração total, tendo até pouco tempo para as refeições... Escusado será dizer que vários foram os momentos em que senti o corpo em fadiga total e ainda estava na fase de entrar na cama e já estava a dormir! Nos dias de maior desgaste em que o treino não saía a horas devidas, acabava invariavelmente por ligar ao meu pai e chegámos à conclusão que sair para treinar era pior do que ir imediatamente para a cama e descansar o tempo necessário para o corpo recuperar! Os dias em que isto aconteceu foram fundamentais quer para o corpo, que descansou o necessário para no dia seguinte conseguir voltar a treinar, quer para a mente, que por mais vontade que tenhamos, não funciona sem o devido descanso. 

Como estão a ver, estas duas primeiras regras acabam por colidir com a terceira e só podemos chegar à melhor solução com 3 fatores bem presentes:
  1.  Conhecimento total do nosso corpo e da nossa mente! Somos nós que temos que perceber antes de todos os outros como nos estamos a sentir, com que forças estamos e qual o nível de cansaço e só assim podemos tomar decisões;
  2. Uma comunhão total entre treinador e atleta! O meu pai tem acesso a todo o meu horário, sabe tudo o que faço e até pela voz ele percebe qual o nível de cansaço... Só assim se podem tomar as melhores opções, ajustando depois todo o treino em função dos "imprevistos";
  3. Foco total nos objetivos quer do atleta quer do treinador! Os objetivos de um são sempre os objetivos do outro e só com o foco total neles, podemos tomar as opções de descansar mais num dia, treinar mais no outro e equilibrar a balança fadiga/treino.
Voltando à pergunta inicial... A melhor solução quando estamos a ver o dia a fugir e com ele o tempo para treinar é mesmo ligar ao treinador! Claro que antes temos que ter um "estudo" completo de como vai ser a semana, de como vamos conseguir encaixar os treinos e quais são os dias mais críticos! Quando aparecem os imprevistos temos que tentar equilibrar a balança para que os treinos sejam sempre cumpridos e possamos assim atingir os nossos objetivos! Espero que estas regras vos possam ser úteis, principalmente a nível de motivação para continuarem a treinar em direção ao vosso objetivo independentemente dos imprevistos que se metem à vossa frente! Eu já estou a colher os frutos da aplicação e foco nos treinos, espero que também colham os vossos! Bons treinos e boa sorte para as provas deste fim de semana! 

Comentários

  1. Obrigado Tiago, mais um excelente post!

    ResponderEliminar
  2. Excelente artigo Tiago, concordo com tudo o que dizes!

    PS: pelo que eu me lembro trabalhas na área de IT. Se estás a trabalhar assim tantas horas durante tanto tempo seguido, talvez seja hora de pensares saltar de sítio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Vitor... Com as nossas cargas de treino, acabamos sempre por ter dias de todos os tipos ;)
      Não trabalho em Tecnologias de Informação, sou militar, mais concretamente na Academia Militar e quando entram os novos cadetes, o trabalho parece que se multiplica...

      Eliminar
    2. Estava convencido que era de IT, my bad! Pois compreendo..

      Eliminar
  3. Excelentes dicas, também aplicáveis a aqueles como eu, caracóis que é escusado terem pressa, que serão sempre lentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aplicáveis a todos mesmo :)
      Não há pessoas lentas... Há menos rápidos ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!