Carta aberta à seleção nacional de Trail Running
Antes de mais gostava de vos dizer que foi um orgulho enorme acompanhar a vossa prova no dia de ontem... Fui acompanhando o desenrolar da prova de todos vós e quando vos vi a cortar a meta devo admitir que me ia caindo uma lágrima do canto do olho, é que vocês cumpriram um objetivo que defini há algum tempo e para o qual tenho trabalhado!
Treino muito, ou pelo menos treino muito mais do que alguma vez pensei ser possível para mim e mesmo apesar de estar a evoluir, a minha distância para vocês está quase igual... É que vocês demonstram todos os dias o quanto é possível trabalhar e melhorar, a ponto de figurar nos melhores atletas do Mundo!
É a partir deste último pensamento que quero escrever esta carta aberta! Tenho a certeza que durante os próximos dias vão receber muitas mensagens de parabéns, também o irei fazer, vocês merecem mas acima de tudo o que eu gostava de deixar aqui é um enorme OBRIGADO! Obrigado por fazerem de "modelo" para aqueles que aspiram a ser como vós, por demonstrarem que com trabalho os objetivos se vão atingindo, por mostrarem que mesmo sem a profissionalização que já decorre noutros países, conseguimos ter resultados de destaque! Obrigado por mostrarem mais uma vez que neste cantinho da Europa, se trabalha muito e bem, que com uma equipa unida em torno de um objetivo, tudo se torna mais fácil! Obrigado por me mostrarem a mim e ao resto dos portugueses que esta modalidade está a evoluir a um nível astronómico e que os resultados nacionais têm acompanhado essa evolução.
Por vezes torna-se desesperante aquela sensação de trabalhar e mesmo assim os resultados não aparecem como um dia sonhámos mas é exatamente aí que olho para vocês, vejo o ponto onde chegaram e percebo que ainda estou a anos luz daquilo que vocês experienciam no final de um mês de treinos intenso ou no final de uma prova que "decide" tudo, tal como o Tiago e como a Inês tiveram em Proença! A força de vontade que o André, a Sara e a Sofia demonstraram, mesmo após uma lesão lutarem ao máximo para aparecerem em condições no dia do Campeonato do Mundo e se predispuseram ambos a um papel de destaque que tanto mereciam! O espírito de grupo e entreajuda demonstrado por todos nos estágios e mesmo durante este Mundial foi espetacular, provaram que este desporto ainda é especial e que por muitos objetivos que tenham comuns durante uma época, quando chega a hora de representar o nosso país, dizem todos um enorme "presente", puxando uns pelos outros e tirando o que de melhor têm em prol do grupo!
Para terminar, gostaria de vos agradecer todas as gotas de suor, todas as sensações menos boas e aquele sentimento de impotência que invariavelmente experienciamos quando damos o melhor de nós e mesmo assim não estamos onde queríamos estar! É que foram todos esses momentos que vos levaram a este resultado enorme, colocando novamente Portugal a competir pelas melhores posições do Campeonato do Mundo! Agora sim, um enorme "parabéns" pelos resultados e novamente um muito, muito obrigado por nos mostrarem dia após dia que tudo é possível, basta não baixar os braços e lutar com todas as nossas forças!
A todos vós, um enorme obrigado! |
E o rescaldo do ultra trail de Sesimbra?
ResponderEliminarTal como escrevi no facebook, na sequência do que aconteceu na prova, não vou fazer resumo dessa prova. Abraço
ResponderEliminar