Se conhecerem um amigo assim... Perdoem-no, ele sabe o que faz!

Eles andam aí. Treinam praticamente todos os dias. São obcecados com horas de treino, sabem os ritmos que têm que fazer. Planeiam o dia com várias variáveis e uma constante: o treino! Podem sair de casa com uma mala de ombro, podem sair com uma pasta de trabalho na mão, podem variar entre as duas mas, se há coisa que acontece sempre, é saírem com a mochila de treino pronta para o que vão enfrentar nesse dia. Quando chegam a uma porta, tal é o carrego que levam, precisam de ajuda para a abrir. Há sempre uma alma caridosa que os auxilia e, em dias de treino intenso, nem vão agradecer porque estão a pensar no que vão ter logo, durante a sessão de treino. Se forem a alma caridosa peço-vos, por favor, perdoem-nos, eles sabem o que fazem. 


Eles andam aí. Têm noção do tempo despendido em treinos e sabem que, para sobrar alguma bateria social, o horário tem que ser muito bem gerido. Por vezes, a carga é tão alta que a bateria é esgotada antes mesmo de o treino começar. Nessas "vezes", podem surgir desculpas como a família, a casa ou outros eventos sociais. Dói-lhes a alma de terem que negar um convite que muito estimam, mas já não resta um pingo de energia. Fica a promessa, com genuína intenção, de retornar o convite. Quer esse convite apareça, quer não, perdoem-nos, eles sabem o que fazem.


Eles andam aí. Têm um grupo de amigos que os acompanham nas aventuras e têm um grupo de amigos fora das aventuras. Quando chegam ao segundo grupo, as conversas vão, invariavelmente, para os registos impressionantes daquilo que andam a fazer. Não é por mal, eles não precisam de recordar porque sabem de cor os quilómetros que fizeram, as provas que fizeram e as peripécias que uma boa semana de treino acaba sempre por acarretar, mas aquelas têm sido as experiências que têm colecionado para responder à eterna pergunta "como tens andado?". Percebo que vos possa cansar só de ouvir mas, por favor, perdoem-nos, eles sabem o que fazem. 


Eles andam aí. Cruzam-se convosco nas ruas, enquanto seguem a ritmo forte no seu treino. Passam, levantam a mão e seguem, sem sequer parar dois minutos para conversar. Posso-vos garantir que os próximos minutos do treino deles vão ser a pensar no que tinham para vos dizer, mas um treino é um treino e não o podemos parar. Segue uma mensagem no instagram, após o treino, para pedir desculpa, mas nunca será suficiente porque, quer queiramos, quer não, o tempo que lhes sobra nunca é suficiente. Por isso, peço-vos, se isto vos acontecer, perdoem-nos, eles sabem o que fazem. 


Eles andam aí. Bombardeiam as redes sociais com provas e provinhas. Deixam o registo de treinos para os outros poderem apreciar, deixam paisagens fenomenais que, o comum mortal não encontra por aí, por não se predispor ao que eles se predispõem. Dão conselhos a quem está a começar e podem ser arrogantes ao ponto de dizerem que fazem o que poucos fazem. Não levem como arrogância nem como prepotência, é mesmo um sentido de dever cumprido enorme, é um orgulho desmesurado naquilo que enfrentaram para chegar ali. Se, em algum momento, se tornarem demasiado chatos, perdoem-nos, eles sabem o que fazem. 


E agora, para terminar, porque é que eles sabem o que fazem? Está estudado que o exercício físico faz bem à saúde, está estudado que faz bem à mente e, é inegável, dá-nos uma experiência de vida única. Todos eles ou, permitam-nos, todos nós, sabemos que, por vezes, isto é quase como uma obsessão na fronteira do doentio. Custa-nos muito termos que abdicar de coisas que gostamos e momentos que são importantes mas, acima de tudo, custa-nos dedicarmo-nos de corpo e alma a este desporto e ficar um gosto amargo por, naquele preciso dia em que íamos dar um salto na nossa evolução, fizemos uma pausa e não demos tudo o que tínhamos. Prometo-vos, em nome de todos os que partilharem esta publicação convosco, que iremos retribuir assim que nos for possível! Até lá, perdoem-nos, porque nós vamos continuar de sessão em sessão de treino até ao objetivo com que andamos a sonhar acordados há muito tempo! 


A todos os que andam a sonhar com cortar aquela meta no STUT 2024, bons treinos, o dia está quase a chegar!

São fotos como esta que eles postam nas redes sociais - Trail do Zêzere (Autor: João Delgado)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!