O Palco dos Sonhos

Façam um exercício comigo... Imaginem que são meros "atletas de pelotão", que querem muito ser melhores, mas estão longe da elite Mundial. Imaginem-se a sair do hotel e ver a comitiva Ucraniana, onde estava incluída a Campeã da Europa de salto em altura, a comitiva Espanhola e a Alemã a caminho de Vila Real de Santo António. A maior parte dos atletas aproveita a reta de 2kms onde vocês vão correr, para fazer a fase inicial do treino e alguns aproveitam mesmo essa reta para fazer a sua sessão inteira. Imaginem que ali estão os melhores atletas e que, na primeira sessão que fazem de corrida contínua, vêm duas raparigas a rolar à vossa frente e, apesar de irem a bom ritmo, não se conseguem aproximar dessas duas atletas. Imaginem agora que durante o estágio que estão a fazer, entram na pista onde esses atletas estão a treinar e só de lá entrarem, apetece ficar num cantinho a observar tudo o que os verdadeiros atletas estão a fazer. Entretanto, vão aquecer e, a cada volta, vão observando os vários grupos, e vão percebendo que alguns desses atletas têm uma postura muito mais fechada, outros vão aquecendo de forma relaxada e ao som da música e percebes que aquela é a vida deles, e que vida de sonho que é. Depois chega o vosso momento, está na altura de calçar os bicos e deixar tudo o que têm naqueles 400mts de tartan. Não é difícil de prever que esses treinos serão provavelmente os melhores que alguma vez fizeram. Agora imaginem-se a recordar estes momentos com um sorriso nos lábios e a contarem a todos os vossos amigos que viveram isto... Fim de exercício. Qualquer semelhança com a semana que tive em Monte Gordo e com o momento em que estou a escrever este post não é pura coincidência.

Pós Séries na pista de Vila Real Santo António

Vamos então ao post: 

Dizem as regras que nunca devemos ser a pessoa mais inteligente da sala, que, se queremos progredir, devemos procurar ombrear-nos com os melhores e que o único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Agora juntem estas 3 regras e transportem-nas para um único local onde conseguem ter tudo isto e eis o vosso palco dos sonhos.

Já tinha falado dos fins de semana dedicados ao trail, daquelas viagens que ocupavam 3 dias e se respirava trail, mas nunca antes tinha feito uma semana inteira dedicada ao treino. Mais, nunca antes tinha tido uma semana com as melhores condições para praticar atletismo, para a recuperação efetiva entre treinos e para o descanso necessário para estar completamente focado nas sessões de treino que iria ter. Felizmente essa oportunidade apareceu e estive durante 7 dias em Monte Gordo, um local único, tal como vos conto a seguir. 

Em primeiro lugar, permitam-me explicar que o plano de treinos foi orientado para uma experiência que nem eu, nem o meu pai tínhamos e que queríamos aproveitar ao máximo. O meu pai fez o plano, eu recebia-o diariamente e, também diariamente, seguiam duas chamadas nas quais me ia queixando das dores (a cada dia que passava, a chamada durava mais uns minutos, para eu ter tempo de me queixar de todas as dores). O plano era exigente e, de todas as sessões de treino específicas, não cumpri 3. Ou melhor, não acabei 3, porque as energias ficaram todas em 2 dos que não acabei. Tentei sempre levar o corpo ao limite e encontrei-o várias vezes, e isso deu um prazer enorme. O tempo disponível permitiu fazer mais quilómetros do que o normal e o corpo reagiu muito bem. Há um fator que motivou muito a que isto acontecesse, mas já falo sobre ele a seguir. 

Em segundo lugar, a localização do estágio... Monte Gordo é um local muito virado para o turismo, tal como todo o Algarve, a 2km de ótimas instalações desportivas (em Vila Real de Santo António) e com ciclovias com grandes extensões que permitem fazer todos os tipos de treinos. Para juntar a isto, a água do mar sempre "quentinha" para fazer a recuperação pode fazer verdadeiros milagres entre sessões de treino. Para quem gosta de turismo, a praia tem uma enorme extensão, mas essa foi uma vertente que não explorámos muito, como se pode compreender.

Crioterapia gratuita 

 

Em terceiro e penúltimo lugar, o descanso. Este é o ponto em que não há muito a descrever. Para quem tiver a capacidade económica de poder estar num local onde a única coisa em que se têm que preocupar é o descanso, é perfeito. Ter sempre comida, quarto arrumado e poder deixar a cabeça única e exclusivamente no descanso, é perfeito. 

Por último, mas talvez o que mais me motivou ao longo do estágio... A elite do atletismo tem ali um refúgio onde pode ter acesso a ótimas condições para a prática do atletismo e podem focar-se totalmente para as próximas etapas do calendário Mundial. Como sabem sou uma pessoa que gosta de observar e absorver o que me rodeia e sentir-me ali, no meio de tantas pessoas que fazem do atletismo vida, foi uma das melhores partes desta semana. Tal como disse no início do post, aquelas pessoas estão a concretizar sonhos, e não há nada melhor do que estar perto deles para ganhar ainda mais motivação para ir atrás dos meus.   

Aquecimento para séries


Comentários

  1. Adorava uma experiência assim! Aliás, já adorava apenas ter uma semana de férias para poder dedicar-me à corrida... Mas isso ainda faço qualquer dia! Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!